segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Semáforos caóticos


Aqui na cidade onde eu vivo instalaram uns semáforos recentemente, que em vez de facilitarem a circulação do trânsito, vieram complicar....e bastante!
Estão eles num cruzamento numa avenida em que cada sentido tem duas faixas de rodagem, e a alegação usada, é que pretendiam prevenir acidentes, especialmente para os casos de mudança de direcção à esquerda.

O problema é que a referida avenida não tem um trânsito assim tão intenso que justificasse a aplicação dos "benditos" semáforos. Pelo contrário, levam-me ao desespero, a mim, e de todas as pessoas que passam regularmente no dito cruzamento. Isto porque por vezes, fica-se lá parado por uns minutos (que honestamente duram duas eternidades) e que me deixam louco de raiva contra o Sr. Vereador responsável pelo pelouro.

Então, as pessoas que, por exemplo, estão a chegar a casa depois de um dia trabalho, ainda não suficientemente chateados e cansados de um dia de trabalho, ainda têm de ficar uns minutos retidos, e sem razão aparente, pois por vezes, enquanto se está ali parado, não se vê um único veiculo passar seja em que sentido for. Não é isto de levar qualquer um à loucura?

Ainda ontem à noite, passei lá por volta da meia-noite, e pronto fiquei ali retido, a ver passar uma imensidão de moléculas de ar,...., agora carros nem sonhar com eles.

Mas, como bom cidadão me considero, (e prometo que tenho intenções de escrever uma carta ao Sr. vereador Nuno Canta), crítico, mas também apresento soluções para este problema de planeamento, ao contrário do plano de acção normal do nosso governo e respectivas oposições que só criticam, mas não constroem. Assim, as minhas possíveis soluções para este mau planeamento são:

1. Como antes e depois do cruzamento existem rotundas, e esta é uma solução usada noutros sítios da cidade, é obrigar os condutores a virar à direita, ir à rotunda e fazer aí, a inversão de sentido de marcha. Assim, fazem a mudança de direcção à esquerda sem qualquer risco aumentado de acidente. "Então, mas assim vou perder tempo à mesma ás voltas nas rotundas" dirão algumas mentes mais criticas, e eu respondo. Ainda assim, poupa-se tempo e não é tão stressante como ficar parado nuns semáforos completamente inúteis.

2. Em vez do cruzamento, fazer outra rotunda. Solução perfeitamente viável, e quanto a mim, bastante interessante.

3. E por fim, a solução parcialmente interessante. Desactivar a partir, por exemplo, das sete da tarde até ás sete da manhã, os ditos semáforos, de forma a não condicionar os condutores que ali passam durante a noite.

Que semáforos tão irritantes!!!

2 comentários:

Miss K disse...

Cada vez que me lembro desse cruzamento sinto uma raiva!!! O tempo que eu perco ali parada. Às vezes perco mais tempo parada nos semáforos sem passar carro nenhum do que o resto do caminho casa-trabalho. Ah, e tive que começar a sair de casa mais cedo para não chegar atrasada. E se me dizem: "então porque é que não vais por outro lado?", eu respondo "porque do outro lado há um outro semáforo que fica apenas 18 segundos verde e uma eternidade vermelho.

Parece que o meu bairro está a ser patrulhado pelos semáforos!

Miss K disse...

E não esquecer também que quando abre o sinal para virar à esquerda, os que vêm de frente também têm verde o sinal para a esquerda... ou seja, têm obrigatoriamente que se cruzar, aumentando o risco de acidente.