domingo, 17 de agosto de 2008

Loures Parque


A Loures Parque é a Emel da Câmara Municipal de Loures e é a entidade que "gere" o estacionamento aqui na zona para onde me mudei. Escrevi gere entre aspas porque realmente a única coisa que fazem é passar multas de €30 e bloquear os carros (que obriga ao pagamento de + €30 para desbloquear) das pessoas que não puseram umas moedinhas no parquímetro. É verdade que o estacionamento pago é útil em certas zonas da cidade para desincentivar as pessoas a levarem o carro por tudo e por nada, mas num bairro onde praticamente só há habitações e pequeno comércio cujos donos e trabalhadores são também moradores do bairro, para que é que serve o estacionamento pago??

Uma noite desta semana vinha a reparar que todos os carros da minha rua e ruas adjacentes por onde passei tinham o dístico de morador... comprovando a minha "teoria" de que aqui só estaciona quem cá mora.

Depois de ter sido multada e bloqueada por falta do ticket de pagamento, dirigi-me à Loures Parque armada com o meu contrato de arrendamento para pedir o dístico de morador, o salvador das multas de 6 contos!

Qual não é o meu espanto quando me dizem que o contrato de arrendamento não serve. Não serve?? Porquê?? "Porque não prova que mora lá"? O QUÊ??? Naquele momento não sabia se havia de rir ou de chorar, mas foi uma decisão fácil assim que me deram a lista de documentos.... 

Gostava de saber o que é que interessa à Loures Parque se eu tenho o carro inspeccionado ou não? Eu posso nem sequer circular com o carro e querer tê-lo apenas parado à porta de casa; selo do imposto municipal?? Por favor!!

Pedi o livro de reclamações... não têm. Pelos vistos há uma lei qualquer que faz com que as empresas de estacionamento temporário estejam "isentas" de ter o livro.

Dirigi uma cartinha à DECO a relatar a situação e a perguntar a quem é que poderia reclamar e até que ponto não seria abusivo a quantidade e o tipo de documentos que eles pedem. Foram rapidíssimos a responder e informaram-me que deverei dirigir a reclamação à Câmara Municipal de Loures e que realmente os documentos pedidos são abusivos já que muitos deles não têm qualquer relação directa com o facto da pessoa morar ou não onde afirma.

Agora, aceitam-se apostas: acham que a Câmara de Loures vai responder à minha reclamação?

3 comentários:

Anónimo disse...

Vai, vai. É hábito das autarquias responderem aos autarcas mas o mais importante é o teor da resposta.
Por isso vai esperando por uma resposta do tipo da que a Autoridade para a concorrência e preços deu no caso dos preços especulativos da Galp.
Tudo dentro dos "conformes", porque essa gente não costuma dar ponto sem nó, o que significa que ao criarem a tal empresa municipal que referes, todas essas clausulas ficaram salvaguardadas. É o que dá ser juiz em causa própria!
Não concordo que o método do estacionamento pago seja solução para o trânsito caótico das cidades. Ele é, simplesmente, uma maneira de engordar as verbas que de seguida os autarcas vão esbanjar em obras de fachada em véspera de eleições.
Se querem acabar com os carros na cidade, é muito simples. Tenham tomates para proibir o tráfego em zonas críticas e proíbam o estacionamento nas zonas limítrofes. Não estou a ver alguém que trabalha na baixa pombalina levar o carro para Lisboa se o tráfego fosse proibido na zona histórica e o estacionamento proibido nas zonas circundantes. Proibido e inspeccionado pelos "bófias" que passam o dia com o cu dentro das esquadras ou a passear no carro patrulha.
Já agora, em vez de recorreres à DECO, já pensaste ir a pé a Fátima? Pelo menos não necessitas ser associada.
Beijinho.

Ana Camarra disse...

Miss K

O pior destas coisas é que foi imposta a lógica do 1º pagas depois reclamas, eu paguei IMI durante 10 anos de uma casa que o meu marido tinha vendido há 18....
se não pagasse retinham-me o reembolso do IRS ou penhoravam-me a minhas casa.
Lá resolvi, mas durou 10 anos...

beijos

Miss K disse...

atever - Não acredito na senhora, acho que não resultava muito ir a Fátima... :P

Ana - Ora aí está um belo exemplo do bom funcionamento do nosso país e da celeridade dos nossos serviços públicos... :S